top of page

#Livrenha Série do Castelo Animado


Eu amo esse filme! Amo, amo, amo. É o meu preferido do Studio Ghibli, e quando eu soube que era baseado num livro... Querida(o), a possibilidade de eu não lê-lo era nula. Assim feito, não me errependi nem um pouco. O livro é tão fofo e mágico quanto o filme. Óbvio que tem diferenças, até mais do que eu pensei que teria, mas mesmo assim amo ambos.

Bem, para quem não viu o filme d'O Castelo Animado, resumidamente a história se trata de Sophie, uma jovem chapeleira que é enfeitiçada por uma bruxa e transformada numa velha. Então decide sair daquele lugar pois sua mãe e irmã não podiam vê-la daquele jeito e na sua jornada encontrou o medonho castelo ambulante do Mago Howl - lindooo 😍 - que é acusado de roubar os corações de jovens bonitas. Nisso, pelo cansaço e sem preocupação pois era idosa, Sophie se acomoda e torna-se a faxineira do lugar, na esperança de que o demônio do fogo, que vive para agradar ao mago, pudesse tirar o feitiço que estava sobre ela. Conhece então o garotinho Michael, aprendiz de Howl, e o próprio. Fica sabendo também que ele está participando da guerra que assola o país e anda sendo perseguido pela Bruxa Das Terras Desoladas, pois ela quer o coração dele. Desse jeito se depara com uma aventura cheia de magia, charadas e um romance inesperado. Pra ela.

Já no livro de Diana Wynne Jones com mesmo título, Sophie tem duas irmãs e é a mais velha delas, sendo assim conformada que normalmente - pra eles - a mais prejudicada seria ela. Lettie é sua irmã de sangue, mas Martha, a mais nova é filha da segunda esposa do pai que morrera e deixou dívidas. Então nada mais justo, ela pensou, que trabalhasse na chapelaria como aprendiz de Fanny, sua madrasta, enquanto Lettie iria trabalhar no Café Cesari's e Martha servir de aprendiz de uma feiticeira. Num dia então, Sophie é visitada na loja pela Bruxa Das Terras Desoladas e por ela enfeitiçada, tornando-se velha. Sophie vai embora a fim de esconder-se da madrasta e buscar alguém que quebrasse o feitiço, porém uma das cláusulas dele é que ela não poderia contar a ninguém sobre. Na caminhada para se afastar da cidade, encontra o castelo de Howl e o faz parar para entrar, e quando o faz com dificuldades, encontra um garoto chamado Michael, aprendiz do mago Howl, e Calcifer, o demônio do fogo que a propôs um pacto: ele a libertaria do feitiço se ela libertasse ele de Howl. Mas ele também não podia falar nada sobre, então ela teve de se manter no castelo até descobrir o que os ligavam. Nisso, conheceu Howl, que não era nada do que ela pensava, e fez amizades... Além de ser perseguida por um espantalho. Sophie e os três passam por inúmeras situações... bem, a maioria delas era culpa da mania de limpeza de Sophie. E do drama, galanteio, vaidade de Howl. Com o tempo dentro do castelo, pistas são dadas sem ela perceber sobre o feitiço que prende Calcifer em Howl, e durante isso, Sophie vai conhecendo verdades sobre o mago e os assuntos ao redor. Obviamente, fazendo um sentimentozinho brotar. 💜

Sophie então se vê no meio de uma "disputa", "batalha" entre Howl e a Bruxa Das Terras Desoladas que queria seu coração que acabou envolvendo todos que conheceram. Eu li em PDF de uma fonte nao oficial da Editora Galera/Record então não posso falar muito, só quando eu obter o livro, porque se deus quiser, e ele há de querer (!), eu vou comprar. Muitos detalhes foram omitidos no filme, muitos eventos super legais, fatos essenciais para a história, o que a torna muito mais extensa do que o filme mostra. Como por exemplo a cor ruiva do cabelo de Sophie, a idade de Michael, a Martha tadinha nem aparece, a Bruxa Das Terras Desoladas tem a história trocada, a tal - desgraça - da senhorita Angorian, o príncipe Justin tem a história resumida, e o mago Sulivan nem se fala (kkkk), a origem de Howl e principalmente o poema/feitiço de John Donne, o qual amei:

GO and catch a falling star,

Get with child a mandrake root,

Tell me where all past years are,

Or who cleft the devil’s foot,

Teach me to hear mermaids singing,

Or to keep off envy’s stinging,

And find

What wind

Serves to advance an honest mind.

If thou be’st born to strange sights,

Things invisible to see,

Ride ten thousand days and nights,

Till age snow white hairs on thee,

Thou, when thou return’st, wilt tell me,

All strange wonders that befell thee,

And swear,

No where

Lives a woman true and fair.

If thou find’st one, let me know,

Such a pilgrimage were sweet;

Yet do not, I would not go,

Though at next door we might meet,

Though she were true, when you met her,

And last, till you write your letter,

Yet she

Will be

False, ere I come, to two, or three.

O poema é antigo... bem antigo, então a tradução é aproximada, não exata:

Vá e pegue uma estrela cadente,

Pegue com uma criança uma raiz de mandrágora,

Diga-me para onde foram todos os anos passados,

Ou quem fendeu o pé do Diabo,

Ensine-me a ouvir o canto das sereias,

Ou a afastar o ferrão da inveja,

E descubra

Que vento

Serve para impelir uma mente honesta

Se foste nascido para estranhas visões,

Coisas invisíveis aos olhos,

Ande dez mil dias e noites

Até o dia em que teus cabelos se tornem brancos,

Tu, quando retornares, irás me dizer

Todas as estranhas maravilhas que aconteceram a ti,

E jurar que

Em lugar nenhum

Vive uma mulher sincera e justa.

Se encontrares alguma, deixe-me saber,

Tal peregrinação seria uma doçura;

Ainda assim, eu não iria,

Mesmo que, na porta ao lado nos encontrassemos,

Mesmo que ela fosse real, quando a encontrou

E por fim, até que escrevesse sua carta

Ela já

Terá sido

Falsa, quando eu chegase, para dois ou três...

A história é magnificamente bem tramada, elaborada, cheia de enigmas tão bem entrelaçados nas linhas da história, que nem nós conseguimos perceber; surpresas, magia, humor. E apesar de der um livro de infanto juvenil, é lindo e pode ser encontrado intenções, ocasiões, pensamentos subliminarmente adultos.

Nota: 5 botas-de-sete-léguas Música: So Close de Jon Mclaughlin

O Castelo no ar, o segundo livro da trilogia, não segue a mesma história apesar de se passar na mesma realidade. Desta vez o personagem principal é Abdullah, um garoto tapeceiro numa parte do país perto do deserto, que um belo dia recebe um cliente um tanto inusitado paracendo desperado para se livrar de um tapete que ele alega ser mágico. Abdullah compra com muito sacrifício e depois confirma o que o homem falava quando viaja sobre o tapete para visitar sua amada princesa Flor Da Noite que nunca tinha saído do castelo. Ele mente para ela dizendo ser um príncipe, mas quando esta é raptada, ele vai numa busca para encontra-la e acaba esbarrando num soldado ganancioso e encontram o tal Castelo No Ar, onde descobrem que os gênios mantêm várias princesas raptadas porque Daziel queria desposa-las, e obrigara seu irmão a sequestra-las. Abdullah depois encontra com dois gatinhos e ganha uma lâmpada com um gênio, então partem para encontrar um mago que pudesse libertar as princesas, encontrando Lettie e Sulivan, descobrindo que os dois gatinhos não eram apenas gatinhos e muito mais coisas que, assim como no primeiro livro, se encaixaram na história de um jeito incrível, dando sentido à trama. Bem, este eu não tive muito ânimo para ler pois não se passa com Howl e Sophie, mas eles integarem com a história no final, então foquei nessa parte. O que pude ver do livro - que também li em PDF - é que está do mesmo modo que o primeiro, ou seja, muito bem elaborado e escrito, mas a aventura deixou a desejar... Talvez seja porque me lembrou muito, demais, total, Aladdin. Provavelmente a vocês também, enquanto eu descrevia.

Nota: 3 lâmpadas

O terceiro - e provavelmente o último - livro, A Casa Dos Muitos Caminhos, ainda não encontrei em PDF... Minto, encontrei porém não pude baixar porque era pago. Mas sei que assim como O Castelo No Ar a história central não é com Howl e Sophie, e sim com uma menina chamada Charmain - que me lembra vagamente Charmander - que vai cuidar do seu tio-avô doente na casa dele afastada da cidade. Assim que eu lê-lo colocarei a resenha aqui então fiquem ligados!

Fique atento para atualizações!

Tags
Nenhum tag.
bottom of page