top of page

#Animenha e #Appenha Yami Shibai


Formulei uma teoria que os japoneses tem mentes pertubadas. Sério, ô povinho cheio de contos assustadores. Achei Yami Shibai quando estava procurando animes de terror, mas nenhum me pareceu ser bom depois de Ghost Hunt - que não era muito de terror, mas era o mais aproximado que tinha na época. Então, apareceu Yami Shibai na lista do Chrunchyroll e eu decidi experimentar por dois motivos... um deles com certeza não foi a capa 😒 : Primeiro por obviamente ser do gênero que eu procurava e segundo por ter uma animação diferenciada, imitando o estilo de Kamishibai, que é um jeito japonês de contar histórias teatrais com figuras em papéis. Admito que pensei "nossa, isso vai ser estranho". Quer dizer, animação em papel? Com certeza, no mínimo, ia demorar pra me acostumar ou detestar. Porém, preciso dizer que se tivesse sido feito em outro tipo de animação, tenho quase certeza de que não teria o mesmo efeito pertubador. Bem, analisar esse anime foi um pouco difícil, mas vamos lá: Não posso afirmar que é aterrorizante porque existe tipos e mais tipos de gente com "tolerância" ao horror. Há pessoas que se assustam, ficam traumatizadas fácilmente, e outras que não, então tudo depende da sua perspectiva de amedrontador. O anime é separado em pequenos contos de terror, lendas urbanas japonesas que renderam duas temporadas de 13 episódios. Nem todos os contos deram aquele BAM, mas Yami Shibai tem sim uma essência e atmosfera tensa, e a retratação dos pensamentos e falas dos personagens não-fixos me pareceu bem natural. Como eu disse, provavelmente se fosse feito numa animação que estamos acotumados, não daria muito certo, porque, a coloração, textura que eles escolheram caíram como uma luva; a velocidade com que foi animada as ações da cena, também foram essenciais. Para mim combinaram perfeitamente com a atmosfera do anime. Sem comentar a locução da abertura e o encerramento! O tom de voz do locutor foi ó 👌 uma bosta para nossa sanidade mas uma beleza para dar a sensação de suspense. Já o encerramento da primeira temporeada achei muito inteligente: aproveitando que fala sobre lendas japonesas, a tela vai se enchendo de trechos de histórias em cor branca no plano de fundo, atrás de um disco de vinil, que por final toma cor vermelha e pode-se notar a bandeira do Japão sob uma musica levemente "dark" da Hatsuni Miku. Criativo e misterioso. Na minha experiência pessoal, eu fiquei realmente pertubada com alguns contos, logo no primeiro meu coração deu um pulo. Mas, isso varia de pessoa para pessoa. Eu recomendaria para aqueles que curtem creepypastas¹.

Nota: 4 talismãs e meio

¹ Ainda tem muitas pessoas que não conhecem o termo creepypasta, mas este não passa de um outro nome para "lendas urbanas". Creepy por ser assustador e pasta de paste em inglês, colar, ou seja as histórias podem ser baseadas em fatos reais ou não, mas vão passando de boca em boca como um "copia e cola", de onde o nome derivou.

As críticas sobre o anime foram diversas no lado positivo e negativo, uma delas dizia que "ver o anime compara-se a ler um livro" devido ao estilo de animação, mas não sei se concordo... Talvez sim se comparado à um livro de figuras em 3D. Mas o lado positivo levou-os também a publicar um aplicativo para Apple Store e Google Play.

O que pude ver do jogo é que... Eu entendi nada porque estava em japonês e que é monotono. Indo no método tentativa e erro, descobri o que fazer: Existe um mapa de lugares onde teria que visitar para caçar as assombrações. Tem de ir eliminando os gatos pretos que aparecem nesses lugares até que o fantasma aparece num deles e você tem de tocar nele para mata-lo, espanta-lo, exorciza-lo, sei lá. E deve-se coletar todas as imagens para passar de nível. Achei bem, bem decepcionante comparado ao anime.

Nota: nenhum gatinho

Eu não achei o trailer, mas aqui está o encerramento:

Tags
Nenhum tag.
bottom of page